R. Argentina, 20 - Vista Verde - São José dos Campos - SP
recepcao@dfrancoodonto.com.br

Bruxismo versus Implantes: Sinal de alerta?

DFranco Odontologia Bruxismo

Bruxismo versus Implantes: Sinal de alerta?

Mestre em Cirurgia e Traumatologia pela USP.
Pós-Graduanda em Implantodontia.

Atuação em Periodontia e Cirurgia Periodontal, Reabilitação Oral e Estética
Dra. Ana Carolina Junqueira
Cirurgiã Dentista – CROSP 98671

Bruxismo versus Implantes: Muitos pacientes chegam ao consultório odontológico depois de inúmeras consultas com médicos, neurologistas, psicólogos, fisioterapeutas devido a fortes dores de cabeça, pescoço, coluna, estalos e travamento ao fechar a boca. Estes sintomas podem estar associados ao que chamamos de DTM, Disfunção Temporo-mandibular.

Boletos, Impostos, combustível alto, Inflação, problemas políticos, pandemia, prazos no trabalho… São tantas as preocupações e responsabilidades do adulto que fica difícil o corpo não somatizar em algum ponto.

Entre nossa mandíbula, osso que sustenta nossos dentes inferiores, e o crânio temos uma articulação, chamada ATM. Ela é composta de uma cartilagem, ligamentos e inervação envolvidos em uma cápsula. Esta articulação nos permite abrir e fechar nossa boca quando falamos, mastigamos, bocejamos. Porém, devido ao alto grau de estresse e ansiedade da população hoje, estamos desenvolvendo um hábito de apertar e/ou ranger nossos dentes tanto de dia quanto a noite, o qual chamamos de Bruxismo.

O Bruxismo Noturno já tem anos de estudo por parte dos cirurgiões dentistas e tem como principal fator de risco a ocorrência durante o sono, quando estamos inconscientes, impossibilitando a percepção da quantidade de força por um tempo prolongado.

O Bruxismo de Vigília vem sendo estudado e percebido mais nestes últimos anos, sendo ainda uma novidade para muitos profissionais. A preocupação com este tipo é devido a quantidade de horas em que ficamos com os dentes encostados e apertados.

Independente do momento, ambos causam problemas no sistema estomatognático – dentes, gengiva, ossos, músculos e ligamentos associados a mastigação, incluindo músculos faciais e ATM. Por isso um dos sintomas apresentados pelos bruxômeros, pessoas que tem este apertamento, são as dores de cabeça e pescoço constantes.

Por conta desse apertamento muitas vezes severo e crônico, alguns dentes desgastam e podem chegar a fratura, necessitando extração e reabilitação com implantes após planejamento adequado.

Este planejamento precisa incluir cuidado e atenção com o fator do apertamento ter sido o principal causador. Pois se quebramos dentes e perdemos osso com o bruxismo, nós também podemos perder implantes seja pela reabsorção do osso, seja pela fratura do parafuso.

Para quem usa prótese do tipo protocolo, fixa por implantes, este risco torna-se ainda maior pois perde-se a percepção de força que está sendo aplicada nos dentes antagonistas à prótese, sendo muito recomendado o uso de uma placa miorrelaxante, rígida, para uso noturno, além de um controle radiográfico e clínico periódico, a ser definido pelo profissional qualificado na área.

Um dos importantes esclarecimentos é que a placa miorrelaxante não irá impedir o apertamento. Ela não é o tratamento para o bruxismo apenas um protetor para que o sistema estomatognático não colapse cada vez mais. Uma longa investigação multiprofissional precisa ser feita para que o melhor tratamento seja oferecido ao paciente para reequilibrar o controle do corpo para o estresse e ansiedade.

Mestre em Cirurgia e Traumatologia pela USP.
Pós-Graduanda em Implantodontia.
Atuação em Periodontia e Cirurgia Periodontal, Reabilitação Oral e Estética