R. Argentina, 20 - Vista Verde - São José dos Campos - SP
+55 12 99774-4042
recepcao@dfrancoodonto.com.br

Periodontia – Microbiota Bucal

Periodontia - Microbiota Bucal

Periodontia – Microbiota Bucal

Mestre em Cirurgia e Traumatologia pela USP.
Pós-Graduanda em Implantodontia.
Atuação em Periodontia e Cirurgia Periodontal, Reabilitação Oral e Estética
Dra. Ana Carolina Junqueira
Dra. Ana Carolina Junqueira
Cirurgiã Dentista – CROSP 98671

Periodontia – Microbiota Bucal

Grande parte da população já ouviu a expressão “A saúde começa pela boca” mas nem todos entendem o porquê. Vamos abordar esse tema?

Todos nós na condição de saúde e equilíbrio, temos a chamada “microbiota oral”. Quer dizer que temos uma enorme quantidade de bactérias na boca, mesmo com os dentes totalmente limpos. Ela é uma das maiores e mais complexas microbiotas de todo nosso organismo e tem a função de ajudar a manter os tecidos bucais em bom estado, defendendo de microrganismos e anticorpos prejudiciais, manter uma boa condição salivar, entre outras funções.

Hoje, a ciência já sabe que nesta microbiota oral existem diferentes famílias de bactérias. Num estado de equilíbrio, a maioria são para nossa defesa e existe uma pequena quantidade de bactérias causadoras de cárie e de doenças periodontais.

Algumas alterações e hábitos afetam o equilíbrio desta microbiota oral, do pH e do volume salivar, causando a chamada Disbiose bacteriana, podendo gerar doenças bucais.   

Os hábitos podem ser desde uma alimentação ácida, consumo constante de bebidas alcoólicas, o hábito de fumar e até mesmo o apertamento/ bruxismo devido a ansiedade e estresse

LEIA TAMBÉM: Bruxismo versus Implantes: sinal de alerta

As alterações sistêmicas podem ser a Diabetes Mellitus, a Hipertensão Arterial, Transtornos Gastroesofágicos como refluxo, Transtornos de Ansiedade, Apnéia de sono, deficiência de Vitamina D.  

Já as alterações locais são dentes com cárie, presença de biofilme/ placa bacteriana por falha da higiene bucal, inflamação gengival, distâncias muito longas entre consultas com o dentista etc.

Estas alterações podem ser identificadas através de uma conversa direcionada e uma consulta individualizada do seu dentista e quando necessário, feito um encaminhamento para outros profissionais capacitados em atender e ajudar a solucionar algum tipo de transtorno.

Além disso, na odontologia existe ferramentas para conseguirmos diagnosticar um desequilíbrio da microbiota bucal, como por exemplo a sondagem realizada antes da sessão de raspagem, através da anamnese e exame clínico, radiografias, entre outros.

Quando estas bactérias estão em disbiose – desequilíbrio – além de gerar doenças bucais como cáries e perda ósseas, nós engolimos estas bactérias junto com a alimentação e podem ir para nossa corrente sanguínea através da digestão no intestino. Estas bactérias podem chegar ao coração, rins, pulmão, cérebro, pâncreas, gerando problemas gravíssimos e fatais como por exemplo a Endocardite Bacteriana. Por isso a frase “A saúde começa pela boca” faz tanto sentido.

Procure profissionais da área da saúde preocupados em realizar um atendimento individualizado, humanizado e preventivo.

Não deixe para visitar seu dentista apenas quando houver algum incomodo. Siga a orientação dada quanto o tempo de retorno para ter sua microbiota bucal sempre em equilíbrio.

Mestre em Cirurgia e Traumatologia pela USP.
Pós-Graduanda em Implantodontia.
Atuação em Periodontia e Cirurgia Periodontal, Reabilitação Oral e Estética
Dra. Ana Carolina Junqueira
Dra. Ana Carolina Junqueira
Cirurgiã Dentista – CROSP 98671

Leia também sobre: Tratamento de Canal. Tudo que você sempre quis saber!

Compartilhe...

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.