O que é o aparelho autoligado?
Os avanços na Odontologia trazem melhorias para diferentes especialidades. Na Ortodontia, uma dessas melhorias é a tecnologia autoligável. É um modelo de aparelho fixo que oferece mais benefícios resultando em tratamentos ortodônticos mais estéticos e funcionais (devido a diminuição do atrito entre os braquetes e o fio).
A estrutura do aparelho autoligado não precisa do uso das borrachinhas, já que sua função é de prender o fio metálico do aparelho ao braquete através de clips (como como uma portinha que fecha). Para que haja essa conexão, o aparelho autoligável apresenta braquetes tecnológicos, que possuem aberturas para receber o fio.
Com isso, utilizamos fios com tratamento térmico de níquel titânio ativados pela temperatura corporal que ficam presos em canaletas que já fazem parte dos braquetes.
Esse tipo de tratamento requer um número menor de consultas de manutenção, com intervalos maiores entre elas.
Assim sendo, para que o aparelho consiga solucionar problemas de desalinhamento dentário e má oclusão se utiliza de forças leves e contínuas sobre os dentes, fazendo com que assim o fio “empurre” os dentes sem complicações. Esse funcionamento pode favorecer ainda mais na agilidade do tratamento, trazendo resultados satisfatórios.
O aparelho autoligado gera menor dor, pois aplica menos força nos dentes. Logo, quem tem medo de sentir dor ao colocar o aparelho, pode optar por esse modelo. Ele proporciona mais conforto, e ainda assim são obtidos excelentes resultados com o tratamento.
As indicações para esse tratamento são muitas, mas antes de listá-las vamos destacar que não há restrição*de idade para o uso da técnica (de 8 a 80 anos). (*depois de avaliação sobre condições de saúde bucal)
Além de tudo, apresenta a opção transparente (braquetes feitos em cerâmica que não desbotam com o tempo), o chamado aparelho autoligado estético, que é bem mais discreto.
O aparelho autoligado estético autoligado também é um aparelho fixo colado sobre os dentes. Porém, apresenta algumas diferenças em relação ao aparelho fixo convencional, sendo mais vantajoso e atrativo para quem deseja um efeito quase transparente
Indicações aparelho fixo autoligado:
- Dentes apinhados (“encavalados”)
- Dentes desalinhados ou que nascem no lugar errado
- Mordida aberta e mordida cruzada
- Má oclusão de Classe II (“Maxila pra frente”)
- Má oclusão de classe III (“mandíbula pra frente”)
- Fechamento de diastemas (espaços entre os dentes)
- Estética
- Entre outros..
Como se pode ver, as indicações para esse tipo de tratamento são variadas, tornando esse método de correção acessível para a maior parte das pessoas que precisam de correção ortodôntica.
Um estudo completo e minucioso é feito através da documentação ortodôntica para um plano de tratamento individual e previsível para cada caso.
Como vimos, o aparelho ortodôntico autoligado apresenta diversas vantagens e pode ser utilizado para solucionar muitos problemas que afetam a sua qualidade de vida e a sua autoestima.
Conte comigo para uma avaliação e eventuais dúvidas.
Um abraço,
Dra Cibele Villaça
Ortodontista
Nenhum comentário